Programação e esquema de segurança do Carnaval 2024 é apresentado no Sambódromo de Manaus

  • 30/01/2024
  • 0 Comentário(s)

Programação e esquema de segurança do Carnaval 2024 é apresentado no Sambódromo de Manaus

Oficialmente, o Carnaval começa na capital amazonense na quinta-feira (1), com o desfile das escolas de samba do grupo de acesso B. Ao longo deste mês ainda haverá outros desfiles e o "Carnaboi"

O Carnaval na Floresta começa nesta quinta-feira (1º) no Sambódromo de Manaus, localizado na avenida Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste, com o desfile das escolas de samba do grupo de acesso B, a partir das 21h. Marcos Apolo Muniz, secretario de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, declarou nesta terça-feira (30) que a antecipação dos desfiles das agremiações em uma semana já surtiu efeitos positivo em visibilidade para investidores.

“Nós já conseguimos com essa antecedência atrair interesses de investidores e de pessoas que gostam do Carnaval de Manaus, mas que por muitas vezes na data em que estava posicionado, não conseguiam está presente. Vocês já vão ver um Carnaval diferente que, inclusive já tem a presença de público nos ensaios. Certamente, esse ano faremos um grande carnaval que fala acima de tudo sobre a identidade da Amazônia”, disse o secretário.

Segundo explicou o secretario esses olhares de investidores são direcionados para as próprias escolas de samba.

“Isso permite que se desonere os investimentos que já são ofertados pelo Estado e fortaleça acima de tudo as ações que são feitas pelas escolas. Mais que investimento é também promoção do carnaval. Esses investimentos estão sendo articulados pelas próprias escolas, a partir do momento em que as marcas ganham visibilidade”, detalhou Marcos Apolo.

Como parte da programação momesca, o Carnaboi será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro, de 19h até 2h30, em um Centro de Convenções situado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona Sul da cidade. Um esquenta também está programado para ser realizado nos dias 5 e 7 de fevereiro, de 19h até 23h30. A zona Norte de Manaus receberá no Parque Mindu Norte, no Novo Aleixo, o “Carnaval do Povão”.

“O Carnaboi tem a coordenação artísticas de artistas locais que estão desenhando um roteiro bem interessante. E certamente isso permitirá que com esse trabalho conseguiremos tem uma visibilidade maior desses artistas de boi, mas serão mais de 20 atrações se apresentando nas duas noites”, disse Marcos Apolo. Segundo o secretario os ensaios dos bumbás Garantido e Caprichoso em Manaus começam na segunda quinzena de março.

Na quinta-feira (1º) desfilam as escolas do grupo de acesso B, Leões do Barão Açú, Legiões de Bambas, Gaviões do Parque, Meninos Levados, Império do Mauá, Ipixuna, Unidos do Coophasa e Mocidade Independente da Raiz. Na sexta-feira (2) o grupo de acesso A, Unidos da Cidade Nova, Mocidade Independente do Coroado, Império do Havaí, Acadêmicos da Cidade Alta, Presidente Vargas, Sem Compromisso, Tradição Leste, Beija Flor do Norte e Primos da Ilha.

Efetivo

Uma unidade do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) já está descentralizada e deve permanecer ativa até o dia 20 de fevereiro para monitorar ocorrências durante o carnaval. Segundo o coronel Klinger Paiva, comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o aparato de segurança irá trabalhar com um efetivo de 3.500 mil agentes durante esse carnaval.

“A Polícia Militar em si estará com 2.500 mil homens atuando para trazer segurança e tranquilidade para as famílias. A população pode está confiante que vamos fazer mais um evento seguro. Todos os órgãos envolvidos estão empenhados nesse objetivo”, disse o coronel. Uma unidade móvel da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) já está estacionada em frente a Delegacia Geral para registro de ocorrências.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) instalou na arquibancada G, no Sambódromo, uma sala de acolhimento que funcionará para atender ocorrências de violações de direitos para Pessoas Com Deficiência (PCD), casos de injuria racial, homofobia, assédio e importunação sexual que possam o ocorrer durante as três noites de desfiles das escolas de samba. Além do serviço de “Achados e Perdidos” para documentos.

“Foi observado pelos indicadores da secretaria que nesse período existe 50% a mais de violações de direitos. Resolvemos atuar in loco. Vamos fazer essa abordagem e abrir procedimentos. Assim funcionará para os ‘achados e perdidos’ como a Sejusc tem uma pauta de cidadania, esse ano recolher esses documentos perdidos durante o carnaval e devolver. Serão apenas documentos como identidade”, explicou a secretaria Jussara Pedrosa.

Fonte: acritica.com

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. RAM TCHUM

Dennis, Ana Castela e MC GW

top2
2. Pega Escandaloso

LUAN SANTANA, MC kevin O Chris

top3
3. Canudinho

Gusttavo Lima e Ana Castela

top4
4. Passada de Mão

Dilsinho, Ana Castela

top5
5. Entra Na Defender

Luan Pereira, MC Daniel

Anunciantes