Evento gratuito que debate violência sexual contra a mulher no ambiente acadêmico acontece nesta quinta-feira

  • 06/03/2024
  • 0 Comentário(s)

Evento gratuito que debate violência sexual contra a mulher no ambiente acadêmico acontece nesta quinta-feira

Programação inclui palestras, roda de conversa, debates, sorteios, lançamento de livro e a exibição do documentário “Dona Maria, cadê tua poesia?”

Debater a violência sexual contra a mulher no ambiente acadêmico e nas relações pessoais é o principal objetivo do encontro “Saber para Resistir, Existir e Viver”, que acontecerá nesta quinta-feira, 7 de março, das 8h às 18h, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na Av. General Rodrigo Otávio, 1.200, bairro Coroado I. As inscrições são gratuitas por meio do link abre.ai/i4Zp.

Realizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, o encontro é promovido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos) e ocorrerá no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), situado no setor Norte da Ufam.

Uma das organizadoras do evento, a professora e Dra. Iraildes Caldas Torres, explica mais sobre a importância do tema. “O assédio é quando a investida agride a mulher, porque ela causa um constrangimento e compromete a sua liberdade de ir e vir na universidade. Então, ela desvia da rota, não entra em determinados lugares. Há um cerceamento [de liberdade], pois todo dia acontece isso”, comenta.

A programação começa, às 8h30, com o debate sobre o tema “O assédio moral e sexual na universidade como expressões da violência contra a mulher”. Os participantes serão o reitor da UFAM, Dr. Sylvio Mário Puga; a Dra. em Ciências Sociais e líder do Gepos, Iraildes Caldas Torres; a MSc. em Serviço Social, Keliene Ferreira dos Santos; a representante do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (MUSAS), Florismar Ferreira; além da graduanda em História e secretária-geral da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Sued Félix Ruiz.

Em seguida, às 9h30, o público acompanha a conferência magna com três temas: “O assédio moral e sexual no ambiente universitário”, apresentado pela Dra. Iraildes Caldas Torres; “O assédio sexual enquanto expressão da violência contra a mulher”, discutido pela MSc. em Serviço Social, Rayane de Oliveira Viana; e o “Acolhimento e enfrentamento do assédio moral e sexual na UFAM”, com o membro da Comissão de Combate ao Assédio Moral na UFAM (Cecam), Dr. Ronaldo Vitorino Bastos.

Às 11h30, os debates da manhã encerram com mediação do Dr. em Sociedade e Cultura na Amazônia, Adson Bulhões. Pela tarde, a partir das 13h, acontece a exibição do documentário “Dona Maria, cadê tua poesia?”.

Em seguida, às 14h, tem a roda de conversa “Violência simbólica contra a mulher e a ideia do amor romântico”. O momento receberá a MSc. Elisiane Andrade, que abordará “Violência simbólica contra as mulheres”; a Dra. Alice Ponce de Leão, discutindo “Conjugalidades violentas e o mito do amor romântico”; e o mestrando Gabriel Machado, problematizando “É possível novas formas de amar?”.

Às 16h, o evento se encaminha para um debate mediado entre a MSc. Sofia Oliveira e a mestranda Paula Litaiff. O encontro encerrará com sorteios de brindes e um coquetel para os participantes.

“Eu te convido, mulher, a participar conosco deste grande evento. Um chamamento muito importante, pois esse é o nosso dia, é a celebração do Dia Internacional da Mulher, mas também é uma forma de resistência. Uma forma de dizermos ao mundo que nós vivemos para sermos felizes. Não queremos ser mortas por nossos companheiros. Essa e outras formas de violências,iremos tratar na quinta-feira. Venha conosco”, convida a Dra. Iraildes Caldas Torres.

Sobre o Gepos

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos) é um Grupo de Pesquisa vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ao CNPq, que tem assumido a missão de formar profissionais na Amazônia, desde a iniciação científica até o doutorado, e tem se engajado politicamente junto aos movimentos de mulheres no Amazonas com o intuito de promover formação continuada para a elevação do nível de conhecimento e aperfeiçoamento das lutas feministas.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. RAM TCHUM

Dennis, Ana Castela e MC GW

top2
2. Pega Escandaloso

LUAN SANTANA, MC kevin O Chris

top3
3. Canudinho

Gusttavo Lima e Ana Castela

top4
4. Passada de Mão

Dilsinho, Ana Castela

top5
5. Entra Na Defender

Luan Pereira, MC Daniel

Anunciantes